segunda-feira, 2 de junho de 2008

Início da conversa

Efetivo, eficaz e eficiente, estas são as qualidades de bom negociador, que através do uso de técnicas, cria um ambiente que conduz para um acordo, atendendo plenamente seus objetivos de forma permanente e assegurando seu cumprimento.

Se a vida é um jogo, negociar é a regra. Negociamos quase tudo e com quase todos, negociamos com nosso chefe, com nossos subordinados, com nossos amigos e inclusive negociamos algumas vazes com nós mesmos. Vive melhor quem descobre na negociação eficiente um caminho, através do qual chegar na eficácia e produzir um efeito desejado para sua vida, de modo efetivo, com resultados positivos e de forma estável.

A maioria do noticiário contemporâneo está fortemente endereçada pelos fatos que representam os maiores conflitos de nossa sociedade, são os sequestros, as greves por melhores condições de trabalho e salário, a disputas políticas e partidárias, as brigas pela posse de terras, rebeliões em presídios, e todas outras mais, que se tornaram as chamadas âncoras, as manchetes tão presentes no nosso dia a dia, e que por mais que procuramos, nunca é fácil de nos abstermos destes acontecimentos. Com a o avanço tecnológico, parece que as distâncias e o tempo diminuíram, estes fatos que antigamente estavam basicamente restritos ao ambiente local, hoje estão conectadas em rede mundial, as manchetes dos jornais no Japão, pode ser a mesma no Brasil, as imagens de nossos índios, no conflito das demarcações das áreas indígenas, são transmitidas a todos os continentes, tudo isto sem nem falar na Internet, que além da velocidade e da abrangência que atua, tem o poder da comunicação assíncrona, fato que a maioria dos outros meios de comunicação como o rádio, a televisão e porque não até mesmo os jornais e as revistas que tem uma vida efêmera não possuem.

O curioso, é que na grande maioria dos casos, o noticiário está voltado para o conflito, e não para a solução dele, e é este o ponto que quero lhe mostrar neste livro. Como é resolvida uma rebelião em um presídio ? Como negocia um grande grupo empresarial ? E o adestrador, como negocia com o seu animal ? Como negociam os profissionais liberais ? Como é realizada uma negociação sindical de salários ? Como um pecuarista vende o seu gado? São respostas, para este tipo de perguntas que pretendo abordar neste livro.

Sem falar nos jovens, que hoje tem pela sua frente um mercado de trabalho não só difícil, pois sou da opinião que o mercado de trabalho nunca foi fácil, mais acima de tudo, um mercado de trabalho cada vez mais exigente quanto a formação dos jovens, o nível superior já não é o bastante, é requerido cursos de extensão universitária, pós-graduação MBA, e assim por diante. Estas exigências, se você analisar com atenção, há de concordar que funcionam muito mais como um filtro, do que com uma habilidade, efetivamente requerida pelo cargo. Neste mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a qualidade do negociador pode fazer toda a diferença em uma entrevista para o preenchimento de uma vaga, e favorecer em muito o candidato que demonstrar uma postura positiva, assertiva e honesta de um bom negociador .

Hoje, existe muita literatura sobre técnicas de negociação e se você observar bem, o seu dia a dia é um curso vivo de negociação, a habilidade de negociar será cada vez mais importante e valorizada no século 21. Logo ao se levantar com a ajuda de um despertador, certamente você deve estar indiretamente cumprindo algum acordo previamente firmado, talvez possa estar se preparando para ir ao trabalho, para levar seu filho para escola, para jogar aquela partida de futebol com seus colegas, etc. Ao sair com seu carro, logo na saída da sua garagem, você aguarda o melhor momento para entrar na rua com segurança, veja neste momento você está negociando uma chance de entrar na rua, que dependendo do fluxo do trânsito local, pode ser simples ou complicada. Enfim, você freqüentemente está negociando, e na maior parte das vezes, nem se atenta a este fato, pois isto já faz parte de sua vida.

A vida do homem no planeta tem se tornado cada vez mais complexa, hoje vivemos uma vida bem diferente dos padrões de alguns anos atrás, a tecnologia avança com uma velocidade que é difícil de acompanharmos, a medicina realiza transplantes que ha poucos anos eram obra de ficção, e se você continuar jogando o jogo da vida com as regras antigas, fica difícil de você ganhar. Quero lhe alertar que antigamente, bastava você seguir o ritmo normal da vida, e as coisas iam acontecendo, e hoje se você seguir o ritmo que lhe impuserem, você se tornará apenas um número, seu trabalho vai lhe trazer pouca alegria, seu casamento pode ir perdendo o brilho sem que você perceba, e vida acabará levando você, e não mais você levando a vida.
Hoje já é imprescindível você conhecer as novas regras do jogo, a negociação. Negociando, você sempre saberá o que ganhou e o que não perdeu, a negociação lhe ajudará a viver de modo mais intenso, na verdade lhe ajudará a entender o jogo da vida, e vencer o jogo de amanhã.

A escassez cada vez maior de recursos, tem provocado uma constante preocupação com os custos nas empresas. O corte de despesas, é uma busca sem fim. Neste ambiente, um bom negociador, pode caminhar com muito mais facilidade, e obter os recursos que necessita e que tanto são concorridos.
O curioso é que o tema negociação, que está tão presente em nossas vidas, não é ensinado em nossas escolas, nem em casa, e são poucos que tem a oportunidade de acessar a literatura existente a seu respeito.

É este o ponto que quero ressaltar, sua vida está repleta de acordos, alguns formais e muitos outros informais, que de certo modo, guiam a sua existência. Se você melhorar a qualidade destes acordos, melhorará a qualidade de sua vida !